Estudo sugere que dengue pode trazer imunidade contra a Covid-19

Cientistas constataram que áreas com maior incidência de dengue no início do ano demoraram mais a ver aumento de casos do novo coronavírus

Testes para detecção do novo coronavírus (Foto Governo do Estado de São Paulo)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um estudo coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis aponta uma relação inversa entre casos de dengue e de Covid-19 em diversas áreas do Brasil. A pesquisa sugere que contrair dengue pode conferir algum tipo de imunidade contra a Covid-19. O estudo foi publicado em pré-impressão nesta segunda-feira (21) e ainda não foi revisado por outros pares médicos. 

Os pesquisadores analisavam a incidência de Covid-19 por regiões no país. Nesse trabalho, notaram, nos mapas, que havia “vazios” em que a doença não se manifestava com tanta intensidade. 

Ao avaliar os mapas de casos de outras doenças, a equipe viu que aqueles vazios coincidiam com pontos onde houve maior quantidade de casos de dengue no ano passado e no início deste ano. 

Na análise dos pesquisadores, essa correlação indica uma possível e “intrigante” interação imunológica entre os dois vírus. 

Só para dengue, não para chikungunya

Na pré-impressão, a equipe envolvida no estudo escreve que "a distribuição geográfica da dengue, totalizando mais de 3,5 milhões de casos de janeiro de 2019 a julho de 2020, era altamente complementar à da Covid-19". E prosseguem que essa tendência foi confirmada pela identificação “de correlações negativas significativas entre a incidência de Covid-19, a taxa de crescimento da infecção, e mortalidade ao percentual de pessoas com níveis de anticorpos (IgM) para dengue em cada um dos estados do país”. 

O grupo ressalta que tais correlações não foram observadas para o vírus chikungunya. Assim como a dengue, ele é transmitido pelo Aedes aegypti

Assim, escrevem eles, nos estados em que uma grande fração da população havia contraído dengue em 2019-2020 houve menos casos e mortes por Covid-19. Essas áreas também demoraram mais para atingir a transmissão exponencial na comunidade. 

Por fim, os pesquisadores foram procurar dados em outros países com alta incidência de dengue. Segundo eles, a mesma correlação negativa foi observada, em uma amostra de nações da Ásia e da América Latina e em ilhas nos oceanos Pacífico e Índico.