"Eu sou homem e vou usar saias sempre que tiver vontade", diz ator Billy Porter

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Colbert Late Show, onde Porter fala sobre o seu novo trabalho e analisa a maneira como patriarcado e o binarismo de gênero decidem as vestimentas

Escrito en LGBTQIAP+ el

Em entrevista ao programa Colbert Late Show, o ator e multiartista Billy Porter, comentou sobre o seu novo trabalho, que é um livro fruto de uma pesquisa sobre vestimenta.

Ao ser questionado sobre o fato de homens usarem saias e isso ainda causar muita controvérsia, Porter fez uma comparação histórica com o momento em que mulheres passaram a usar calças e que isso foi motivo de elogios, pois, para o ator porque a masculinização da vestimenta de mulheres interessa ao patriarcado.

“Mulheres vestindo calças é poderoso, forte… Todo mundo aceita isso e isso está associado ao patriarcado. Ao patriarcado está associado ser masculino! Eu não aceito mais isso. E está associado ao patriarcado!”, analisou Porter.

Na sequência, ele faz uma comparação. “A partir do momento que um homem veste um vestido… é repugnante? E aí, amores? Homens são fortes, mulheres são repugnantes? Eu não compactuo mais com isso! Eu sou um homem e vou usar vestido sempre que me der vontade”, finalizou o ator.

Atualmente, Billy Porter está no ar com a série "Pose", que é sucesso de crítica e é exibida pelo canal FX.

Abaixo você confere parte da declaração de Porter com legendas:

E aqui, você confere a fala dele na integra, mas sem legendas: