EUA: Democrata se declara eleito na Geórgia; se confirmada vitória, partido comandará o Senado

Mais cedo, o reverendo Raphael Warnock conquistou a outra cadeira e se tornou o primeiro senador negro eleito pela Geórgia

Foto: Facebook
Escrito en NOTÍCIAS el

O candidato democrata Jon Ossoff se declarou eleito na disputa pelo Senado no estado da Geórgia, derrotando o republicano David Perdue. Com isso, o partido do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, conquista maioria na Câmara dos Representantes e no Senado.

Nas redes sociais, o candidato agradeceu ao povo da Geórgia pela confiança. "Obrigado povo da Geórgia por ter confiado a mim para servi-lo no Senado dos EUA. Obrigado pela confiança que vocês depositaram em mim", declarou o senador eleito.

https://twitter.com/ossoff/status/1346803590489206784


O reverendo Raphael Warnock venceu a republicana Kelly Loeffler. O partido Democrata está a um passo de controlar o Senado.

Caso a vitória dos dois candidatos Democratas seja confirmada, o partido vai ter maioria na casa, pois, ambos os partidos teriam 50 senadores, mas o voto de minerva cabe à vice-presidenta Kamala Harris, que a partir do dia 20 de janeiro passa a presidir o Senado.

Tanto Warnock quanto Ossoff tem declarado à imprensa que, se eleitos vão lutar pela manutenção do casamento igualitário e trabalhar pela aprovação dos direitos das LGBT à adoção aos casais gays.

O Ato da Igualdade

O presidente eleito Joe Biden acompanha com atenção a disputa pelas cadeiras do Senado pelo estado da Geórgia.

Pois, Biden depende da vitória dos dois candidatos de seu partido para aprovar o seu Ato da Igualdade, um ambicioso plano legislativo que prevê uma série de medidas para a população LGBT, negra e não-brancos dos EUA.

A proposta do Ato de Igualde foi utilizado pelos adversários de Ossof e Warnock que, afirmara que tal plano visa destruir a família e impor o socialismo nos EUA.

O presidente eleito Joe Biden tem dito fará dos direitos LGBTQ uma prioridade em seu governo. O democrata tem dito repetidamente aos seus aliados que, assim que tomar posse vai revogar todos os decretos de Donald Trump que impuseram algum tipo de restrição à população LGBT.

Entre os decretos de Trump, um deles foi destaque durante a eleição presidencial estadunidense: a proibição de que pessoas transexuais sirvam às Forças Armada. Joe Biden, em mais de uma entrevista, já afirmou que revogar essa medida será a sua primeira ação como presidente de fato.

Mas, de acordo com o portal LGBTQ Nation, a promessa mais ambiciosa do novo presidente dos EUA é a aprovação do Ato de Igualdade nos primeiros 100 dias de sua gestão. Isto porque tal medida não depende exclusivamente de Biden, mas sim da aprovação da Câmara dos Representantes e do Senado, nesta casa os Republicanos têm maioria.

O Ato de Igualdade é um composto de leis destinado à população LGBT que visa, entre eles garantir o casamento igualitário, a criminalização da homofobia e a adoção para casais gays. Medidas que dependem das duas casas legislativas para avançarem.