Ex-prefeito de Bogotá debate segurança cidadã no Rio

Antanas Mockus fala sobre a experiência das duas gestões à frente da capital colombiana, que mudou indicadores de violência urbana

Escrito en GLOBAL el

Antanas Mockus fala sobre a experiência das duas gestões à frente da capital colombiana, que mudou indicadores de violência urbana

Por Redação

O ex-prefeito (por duas vezes) de Bogotá, Antanas Mockus, fará palestra nesta sexta-feira, 14, na sede do Ibase, no Rio de Janeiro, sobre segurança e cidadania. O evento está previsto para as 16h, e tem entrada franca. A exposição será seguida de debate.

Antanas Mockus Šivickas nasceu na Colômbia em 1952, filho de imigrantes lituanos, e graduou-se em matemática e filosofia. Foi reitor (1991 a 1993) e professor na Universidade Nacional de Colômbia. Foi eleito prefeito de Bogotá pelo período de 1995/1997 e reeleito pelo período de 2001/2003. Na Prefeitura de Bogotá, liderou iniciativas bem-humoradas e surpreendentes para os habitantes da cidade. Algumas destas foram o uso de 20 mímicos para debochar dos violadores das leis de trânsito, pois Mockus acreditava que os colombianos temiam mais o ridículo do que as multas.

Ele também instituiu a "Noite das Mulheres", onde os homens de Bogotá foram solicitados a ficar em casa e tomar conta dos filhos para que as mulheres pudessem sair. Nestas noites, a prefeitura organizava concertos ao ar livre, bares ofereciam eventos e ofertas só para mulheres e policiais femininas eram responsáveis por manter a ordem. As iniciativas de Mockus para reduzir a violência através do engajamento dos cidadãos na resistência civil contra a violência foram consideradas originais e bem-sucedidas.

Números de sucesso A taxa de homicídios na cidade caiu em 70% e acidentes de trânsito fatais caíram em mais de 50% após cerca de 7.000 grupos de segurança comunitários terem sido formados. Nos serviços básicos, após os dois mandatos de Mockus, a cidade universalizou o acesso à água encanada (a cobertura era de 79% em 1993) e o esgoto atingiu cerca de 95% das casas (71% em 1993). Quando ele pediu que a população da cidade pagasse 10% extra de impostos, 60 mil pessoas colaboraram. Foi candidato duas vezes a presidência da Colômbia, sem sucesso.

Após seu segundo mandato como prefeito, Mockus foi professor na Universidade de Harvard, nos EUA. Realizou vários trabalhos de pesquisa e projetos relacionados com a convivência e uma agenda de paz para a sociedade civil. Publicou numerosos artigos sobre educação, cultura, ciência e tecnologia. Atualmente é presidente da Corporación Visionários por Colômbia (www.corpovisionarios.com).

Antanas Mockus, no Ibase Av. Rio Branco, 124, 8 andar Dia 14 de setembro, às 16h.

Consciência.net