Exclusivo: Chico Buarque processa deputado bolsonarista Bibo Nunes

Ação pede que o parlamentar seja condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil por fazer acusação falsa e difamatória contra o artista na televisão

Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Chico Buarque entrou com uma ação na Justiça contra o deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS). Em debate no último dia 20, na GloboNews, Bibo acusou o artista de receber dinheiro público para apoiar governos petistas, em fala sem qualquer conexão com a realidade.

Fórum teve acesso à ação de reparação de danos morais, que foi protocolada pelos advogados do artista no último dia 23, no VI Juizado Especial Cível de São Paulo.

O documento esclarece que Chico Buarque nunca recebeu dinheiro em troca de apoio político e destaca que a fala do deputado bolsonarista, "em caldo de desinformação e discurso de ódio", não se trata de "opinião ofensiva", mas de "mentira deslavada e criminosa, verdadeira calúnia" para a qual não cabe proteção da imunidade parlamentar.

No processo, os advogados pedem uma indenização de R$ 40 mil, dado que o alcance da fala e a posição de deputado do autor implicaram em graves danos à reputação de Chico. A defesa solicita ainda que Bibo seja obrigado a publicar um vídeo em suas redes informando o resultado do processo.

"Um deputado federal, em transmissão televisiva de alcance nacional acusa de forma expressa e maliciosa Chico Buarque de receber dinheiro público em troca de apoio político. Esse é o nível a que o grave cenário de desinformação e discurso de ódio chegou no país", diz trecho da ação, assinada pelos advogados João Tancredo e Maria Isabel Tancredo.

Na GloboNews, Bibo atacou Chico ao responder uma pergunta sobre as políticas do governo Bolsonaro para o setor da Cultura.

“Antigamente, só se incentivava a cultura com seus apaniguados. Se dava dinheiro ao Chico Buarque da vida, ao Caetano Veloso, músicos já consagrados, artistas consagrados, para apoiarem o governo.(…) Para que dar dinheiro para quem já tem?  Só para apoiar o governo, na época de eleição? 'Eu apoio Lula'. 'Eu apoio Dilma'", disse o bolsonarista.