O que o brasileiro pensa?
25 de outubro de 2019, 10h31

Exclusivo: Foz do Rio São Francisco é ameaçada com manchas de óleo petrificadas

O local fica próximo ao Pontal do Peba, outra região fortemente afetada pelo derramamento de petróleo. Corais e pedras também foram afetadas

Óleo em praia próxima à Foz do Rio São Francisco - Foto: Wilfred Gadêlha

Por Luísa Fragão e Wilfred Gadêlha

O município de Piaçabuçu, local onde deságua o Rio São Francisco no litoral sul de Alagoas, enfrenta uma situação até então inédita desde que se iniciou o vazamento de petróleo no litoral nordestino, no final de agosto deste ano. A praia da região, que é uma reserva de proteção ambiental, apresenta grandes manchas de óleo petrificadas, que se assemelham a rochas. O local fica próximo ao Pontal do Peba, outra praia fortemente afetada pelo derramamento de petróleo.

No rastro do crime ambiental nas praias do Nordeste: Ajude a Revista Fórum a mergulhar na realidade dessa grande tragédia

O repórter especial da Revista Fórum, Wilfred Gadêlha, que está em caravana pelo Nordeste para cobrir os impactos dessa tragédia ambiental, flagrou nesta sexta-feira (25) as enormes manchas de óleo petrificadas nas praias de Piaçabuçu. De acordo com ele, corais e pedras naturais também foram afetadas.

Walmir dos Santos, pescador da região, contou ao repórter que está muito preocupado com o vazamento de óleo e que a prática de pesca está impossibilitada no local, pois os peixes emergem nas redes já sujos com a substância.

Nesta mesma sexta-feira (25), equipes da Marinha e Exército, além de voluntários locais, atuavam na região de Pontal do Peba para retirar o óleo. O repórter Wilfred Gadêlha tentou conversar com a capitã Larissa para que comentasse a operação, mas ela não quis se pronunciar.

Confira fotos e vídeos do flagrante da Fórum na região:

Veja galeria de fotos

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum