Fórum Educação
19 de janeiro de 2020, 16h09

Executivos da Vale gastaram 150 milhões de dólares em “seguro reputação” após tragédia de Brumadinho

O Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O), muito comum nos Estados Unidos, garantiu aos seus executivos uma ampla defesa jurídica, a proteção do seu patrimônio pessoal os principais executivos, e também dos atos e decisões tomadas por eles.

A barragem de Brumadinho rompeu no dia 25 de janeiro de 2019 (Foto: Ricardo Stuckert)

Enquanto o Brasil e o mundo lamentavam as mortes, os sobreviventes destroçados e os danos ambientais da tragédia de Brumadinho, os executivos da Vale estavam trabalhando com muito afinco… para salvar as próprias peles.

Uma das primeiras ações foi a de usar o Seguro de Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O), mais conhecido no mercado como “seguro reputação”. O serviço é muito comum nos Estados Unidos, e serve para proteger os membros do alto escalão de uma grande empresa em casos de grande repercussão, como desastres ambientais ou processos de corrupção.

O seguro usado pela Vale garantiu aos seus executivos uma ampla defesa jurídica, a proteção do seu patrimônio pessoal os principais executivos, e também dos atos e decisões tomadas por eles. A cobertura custou a empresa cerca de 150 milhões de dólares.

A tragédia de Brumadinho levou ao afastamento de quatro executivos da Vale: Fabio Schvartsman (presidente), Peter Poppinga (responsável pela área de ferrosos e carvão do grupo), Lúcio Flávio Gallon Cavalli (responsável pelo planejamento) e Silmar Magalhães Silva (operações do corredor sudeste). No entanto, todos continuam recebendo salários da Vale, e apenas Poppinga corre o risco de ser responsabilizado criminalmente pelo acidente.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum