Fórum Educação
22 de Maio de 2020, 18h49

Exterminador do ambiente: Salles disse que coronavírus era oportunidade para ‘ir passando a boiada’

Em reunião, ministro do Meio Ambiente defendeu aproveitar que a imprensa está ocupada com a pandemia e aprovar normas para facilitar exploração ambiental

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em intervenção na reunião ministerial de 22 de abril, divulgada nesta sexta-feira (22), em inquérito do Supremo Tribunal que investiga o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que era preciso aproveitar a “atenção da imprensa (…) voltada quase exclusivamente pro Covid” e “dar de baciada a simplificação”.

Salles é conhecido por ser um ministro do Meio Ambiente que atua contra o Ambiente. A simplificação de normas a que ele se refere na reunião, central em sua agenda na pasta, visa facilitar a exploração do ambiente e desmontar os mecanismo de proteção e de preservação. Medidas que atendem demandas de grandes empresas, das quais é próximo.

“A oportunidade que nós temos, que a imprensa (…) tá nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação, todas as reformas que o mundo inteiro, nessas viagens [a] que se referiu o Onyx [Lorenzoni], certamente cobrou dele”, disse Salles.

“Nesse aspecto eu acho que o Meio Ambiente é o mais difícil, de passar qualquer mudança infralegal em termos de (…) instrução normativa e portaria, porque tudo que a gente faz é pau no Judiciário no dia seguinte”, prosseguiu o ministro.

“Precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, acrescentou Salles.

“E deixar a AGU –o André [Mendonça, então advogado-geral da União] não tá aí, né? E deixar a AGU de stand-by pra cada pau que tiver. Porque vai ter.”

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum