No Facebook, PT lança nota de apoio a Nicolás Maduro

"A Venezuela é um democracia e o presidente Nicolás Maduro, um líder eleito pelo voto popular. Qualquer tentativa de tirá-lo do poder, seja pela violência insuflada por fascistas, seja pelo terrorismo midiático, tem um nome só: golpe", diz o texto

Escrito en POLÍTICA el
"A Venezuela é um democracia e o presidente Nicolás Maduro, um líder eleito pelo voto popular. Qualquer tentativa de tirá-lo do poder, seja pela violência insuflada por fascistas, seja pelo terrorismo midiático, tem um nome só: golpe", diz o texto Por Redação Em sua página oficial no Facebook, o Partido dos Trabalhadores publicou nota reafirmando apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. "A tentativa de transformar a Venezuela, aos olhos do público brasileiro, em uma ditadura sanguinária, não é um ato isolado", diz o texto. "Desde a ascensão na América Latina de governos populares, há pouco mais de uma década, a demonização de suas lideranças de esquerda têm sido a única – e manjadíssima – reação possível à velha ordem neoliberal de direita que, até então, mandava e desmandava nesse espaço geopolítico." [caption id="attachment_44139" align="alignright" width="300"]Imagem produzida pelo PT e publicada em sua página oficial no Facebook (Reprodução) Imagem produzida pelo PT e publicada em sua página oficial no Facebook (Reprodução)[/caption] A nota cita Hugo Chávez e o compara a outro líderes regionais como Rafael Correa, Evo Morales, Cristina Kirchner, José Mujica, Fernando Lugo, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff que, na avaliação do partido, "passaram a ser alvos permanente dos agentes da reação por meio, sobretudo, da mídia". "Agora, chegou a vez de Nicolás Maduro, presidente eleito da Venezuela, ser alvo dessa campanha infame e cruel movida pela direita local, mas apoiada ostensivamente por todos os grupos políticos reacionários latino-americanos – sem falar no governo dos Estados Unidos", afirma. A postagem lembra ainda a visita feita pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, a Caracas, na semana passada. “Nós promovemos uma grande distribuição de renda no Brasil, assim como fez o presidente Chávez. E por isso, incomodamos tanta gente”, disse o dirigente na ocasião. “A grande imprensa, os meios de comunicação monopolizados, querem que nossa solidariedade não seja manifestada.” O texto ainda ratifica que "a posição oficial do PT em relação à Venezuela não deixa dúvidas: o partido é contra ações com vistas a desestabilizar a ordem democrática no país vizinho; rechaça as ações criminosas de grupos violentos como instrumentos de luta política; e condena as ações midiáticas que ameaçam a democracia, suas instituições e a vontade popular expressa através do voto". Confira abaixo a íntegra da nota: IRMÃ VENEZUELA A tentativa de transformar a Venezuela, aos olhos do público brasileiro, em uma ditadura sanguinária, não é um ato isolado.
Desde a ascensão na América Latina de governos populares, há pouco mais de uma década, a demonização de suas lideranças de esquerda têm sido a única – e manjadíssima – reação possível à velha ordem neoliberal de direita que, até então, mandava e desmandava nesse espaço geopolítico. Hugo Chávez, na Venezuela, tornou-se um alvo preferencial da direita ultra reacionária do continente por encarnar, ao mesmo tempo, o libertador e o democrata dentro de um quadro histórico onde sempre só couberam personagens autoritárias sustentadas pela força das baionetas e do grande capital. Mesmo nos simulacros de democracia que se sucederam às ditaduras militares dos anos 1960 e 1970 na América Latina, os interesses das corporações, do latifúndio e da banca internacional sempre estiveram acima e além das necessidades do povo. Assim como Chávez, outro líderes regionais como Rafael Correa, Evo Morales, Cristina Kirchner, José Mujica, Fernando Lugo, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff passaram a ser alvos permanente dos agentes da reação por meio, sobretudo, da mídia. Essa mesma mídia que, diuturnamente, trabalha para convencer o mundo de que a Venezuela é uma ditadura, e não um país que desde 1998, na primeira gestão de Chávez, mantém intocável o jogo democrático, limpo e transparente, sob a vigilância permanente e implacável do mundo. Agora, chegou a vez de Nicolás Maduro, presidente eleito da Venezuela, ser alvo dessa campanha infame e cruel movida pela direita local, mas apoiada ostensivamente por todos os grupos políticos reacionários latino-americanos – sem falar no governo dos Estados Unidos. Na semana passada, o presidente nacional do #PT, Rui Falcão, foi a Caracas apoiar o presidente Maduro ciente de que, lá, como aqui, o que está em jogo são ações de fundo golpista com nenhuma ligação com interesses populares. Falcão lembrou que a elite venezuelana, que até a era Chávez se fartava dos recursos petrolíferos do país, “foi despida de privilégios históricos que começaram a ser retirados” pelo ex-presidente, falecido em 2013. “Nós promovemos uma grande distribuição de renda no Brasil, assim como fez o presidente Chávez. E por isso, incomodamos tanta gente”, disse Falcão. Em seguida, tocou no ponto chave da questão: “A grande imprensa, os meios de comunicação monopolizados, querem que nossa solidariedade não seja manifestada”. A posição oficial do PT em relação à Venezuela não deixa dúvidas: o partido é contra ações com vistas a desestabilizar a ordem democrática no país vizinho; rechaça as ações criminosas de grupos violentos como instrumentos de luta política; e condena as ações midiáticas que ameaçam a democracia, suas instituições e a vontade popular expressa através do voto. A Venezuela é um democracia e o presidente Nicolás Maduro, um líder eleito pelo voto popular. Qualquer tentativa de tirá-lo do poder, seja pela violência insuflada por fascistas, seja pelo terrorismo midiático, tem um nome só: golpe. — com Dante Comi.

Temas