Fake news: Transposição de São Franciso já estava praticamente pronta quando Bolsonaro assumiu

Vídeo que circula nas redes dá a entender que o presidente é o responsável pela execução da obra, mas ela foi entregue na gestão da presidenta Dilma Rousseff

A transposição do Rio São Francisco, como no trecho de Orocó (PE), veio aliviar apenas nos últimos anos o sofrimento com a seca, que causa tanta tensão social
Escrito en REDES SOCIAIS el

Circula pelas redes um compilado de vídeos sobre as obras da Transposição do Rio São Francisco que dá a entender que a execução da obra foi totalmente realizada na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Mas, como tudo que orbita em torno dessa gestão, é fake news.

O presidente Jair Bolsonaro, quando assumiu a presidência, recebeu a Transposição do São Francisco praticamente pronta, ou seja, mais de 90% da obra já estava concluída.

As obras da Transposição do São Francisco começaram em 2006, no final do primeiro ano da gestão do ex-presidente Lula (2002-2010).

Complexa, a obra atravessou os dois mandatos do ex-presidente Lula e teve a sua quase totalidade entregue na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff (2010-16).

Quando a ex-presidenta Dilma Rousseff foi golpeada do poder, o Eixo Norte da obra já tinha 87% das obras concluídas e o Eixo Lesta com 84,4%.

No total, quando Dilma deixou o governo, a obras da Transposição do São Francisco já estavam 96,40% concluídas.

Com informações do Estadão