Falta de matéria-prima plástica leva a alta de 11% em preço de tubos de PVC e ameaça preço de embalagens

Associação de empresas do setor diz que fabricantes não encontram insumos, o que encarece produtos

O preço de tubos e conexões de PVC subiu 11,2% em setembro/2020 (Foto Pixabay)
Escrito en BRASIL el

Uma falta de matéria-prima generalizada na indústria plástica está afetando a produção e já começa a mostrar os sinais de que vai passar para os preços. O IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) já mostrou que tubos e conexões de PVC subiram 11,2%, a maior alta entre os preços da construção civil. E não vai parar por aí. As indústrias de embalagens plásticas já começam a informar os clientes que terão de reajustar a tabela porque os custos subiram.

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) explicou à Fórum que, em consequência da pandemia do novo coronavírus, há um “acentuado desequilíbrio de oferta de matérias-primas plásticas no mundo”.  Por isso, os preços têm oscilado de forma brusca. Por consequência, segue a entidade, muitas empresas transformadoras não estão conseguindo ter matérias-primas suficientes para atender toda a demanda.

Segundo a Abiplast, há dificuldade para encontrar matérias-primas de PE, PP e PVC no mercado doméstico e internacional. Com esses materiais, são fabricadas embalagens para alimentos e bebidas, embalagens e utensílios de higiene pessoal e limpeza, peças para veículos e artigos de construção civil, como os tubos de PVC, que já mostram os primeiros impactos nos preços finais.

E é exatamente nesses produtos do dia a dia embalados com plástico que a conta pode subir ao consumidor final. Agora, é esperar as próximas semanas - e meses.