Família Bolsonaro lidera ranking de ataque à imprensa, aponta relatório

Levantamento da ONG Repórteres Sem Fronteira também indica que a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, lidera os ataques aos profissionais da imprensa entre os ministros

Foto: Reprodução/InstagramCréditos: Arquivo pessoas/Flickr
Escrito en NOTÍCIAS el

Relatório feito pela organização não governamental Repórteres Sem Fronteira mostra que, em 2020, o presidente Jair Bolsonaro e o seu círculo familiar e político realizaram 580 ofensas a profissionais da comunicação.

Bolsonaro e seus filhos lideram o ranking de "Predadores da liberdade de imprensa", tópico criado pelos Repórteres Sem Fronteia.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aparece na liderança com 208 ataques aos trabalhadores da imprensa; em seguida, vem o presidente Bolsonaro com 103 ataques; e em terceiro lugar aparece Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), com 89 ataques.

De acordo com o relatório, Bolsonaro e seus filhos são responsáveis por 85% das ofensas promovidas à imprensa.

O estudo feito pelos Repórteres Sem Fronteira revela que as redes sociais foram o meio preferido de Bolsonaro, seus filhos e ministros para atacar os meios de comunicação. Só pelo Twitter foram publicadas 489 mensagens de ataques à imprensa.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, lidera entre os ministros: foram 19 episódios onde a ministra atacou a imprensa.

Para a organização Repórteres Sem Fronteira, o Palácio do Planalto se transformou em "palco de humilhações públicas de jornalistas".

O relatório pode ser acessado na integra aqui.