Familiares de estudantes fazem ato em SP por retorno “voluntário e gradual” de aulas presenciais

Grupo era formado na maioria por profissionais da saúde, que alegam não ter com quem deixar os filhos

Sala vazina na USP (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O grupo Escola Já realizou neste domingo (30) uma passeata na avenida Paulista, em São Paulo, pedindo o retorno “gradual e voluntário” das aulas presenciais na cidade. Desde março, as escolas e universidades estão fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus.

O grupo é formado principalmente por profissionais da saúde. A alegação deles é que é melhor reabrir as escolas de forma gradual do que todos os estudantes voltarem de uma só vez em 2021. Além disso, alegam ter dificuldade para irem trabalhar por falta de ter com quem deixar os filhos.

O grupo foi formado no Facebook depois que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na semana passada que somente na segunda quinzena setembro definirá sobre a reabertura ou não das escolas da cidade.

O protesto começou por volta das 14h, ocupou uma faixa da avenida e se dispersou por volta das 15h30. Com máscaras, eles carregavam faixas com os dizeres “Escolas e crianças não são os vilões”, “Mais educação, menos desigualdade social” e “Bar aberto, escola fechada”.

O pedido do grupo vai na contramão da maioria da população, que quer que as escolas continuem fechadas. A 5ª edição da Pesquisa Fórum mostrou que 72,1% dos brasileiros são contra a volta das aulas presenciais. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto em parceria com a Offerwise.