Fantástico condena ato com Bolsonaro: antidemocrático e inconstitucional

Programa dominical da Globo também deu amplo espaço para autoridades que condenaram as atitudes do presidente e destacou agressões sofridas por jornalistas

Reprodução/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

O Fantástico deste domingo (3), na TV Globo, não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro e a sua participação e apoio nos atos golpistas.

“Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro voltou a participar de uma manifestação antidemocrática e inconstitucional em Brasília, contra o STF e o Congresso", disse o apresentador Tadeu Schmidt, antes da exibição de uma reportagem sobre o ocorrido.

A apresentadora Poliana Abritta destacou o tom desafiador aos demais poderes do discurso do presidente, ciando que Bolsonaro afirmou “que chegou ao limite”. "Manifestantes hostilizaram a imprensa e agrediram com chutes uma equipe de jornalistas”, completou Schmidt.

A reportagem destacou que o alvo dos atos, STF e Congresso, são “dois pilares do sistema democrático, o que torna fora da lei pedidos para que sejam fechados”. "Alguns pediram intervenção militar, o que é crime de apologia à ditadura", disse a repórter.

Além das falas de Bolsonaro e das agressões aos jornalistas, a reportagem frisa ainda que "essa agenda" do presidente vem se repetindo nos últimos meses e prestou solidariedade aos colegas atingidos.

Depois da exibição da reportagem, o programa deu amplo espaço para reações de políticos, juristas e instituições, que condenaram as agressões e a participação do presidente nos atos, considerados "ilegais".

Temas