Fantástico divulga manifesto de entidades médicas rebatendo Bolsonaro sobre uso de máscaras

No programa, a pneumologista Margareth Dalcomo, da Fiocruz, lamentou que "bobagens tenham sido ditas de maneira muito inadequada"

Foto: José Dias/PR
Escrito en MÍDIA el

O Fantástico, da TV Globo, divulgou neste domingo (28) um manifesto assinado por 46 sociedades médicas defendendo o uso de máscaras. O programa destacou que a mensagem teria sido direcionada ao presidente Jair Bolsonaro, que criticou o equipamento de proteção individual durante transmissão ao vivo realizada na quinta-feira (25).

"Acreditamos que é de suma importância este posicionamento público, de entidades competentes, em orientar a população com informações seguras e baseadas na ciência, de forma clara e convergente. Direcionamentos contrários desconstroem, confundem e agravam a situação do país", diz trecho do manifesto que o Fantástico relacionou com a fala de Bolsonaro.

No texto, as entidades médicas destacam que "máscaras são instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e são preconizadas na atual pandemia para uso, não apenas por profissionais da saúde no cuidado de indivíduos com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, mas por todos".

Durante sua live semanal, Bolsonaro usou um estudo fake para ir contra os equipamentos. “Pessoal, começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhes, sobre uso de máscaras. Em um primeiro momento aqui, uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais às crianças”, disse. Isso já foi desmentido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suposto estudo trata-se, na verdade, apenas de uma enquete online.

A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcomo, referência no combate à Covid-19, também criticou o presidente. Dalcomo destacou que "vivemos uma segunda onda muito pior que o primeiro pico epidêmica" e lamentou que "bobagens tenham sido ditas de maneira muito inadequada".

Ao final da reportagem, a apresentadora Poliana Abritta reforçou: "usem máscara".

Confira aqui o manifesto na íntegra