Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de novembro de 2014, 13h02

Fazenda: Dilma entre Meirelles e Barbosa; Tombini gera especulações

Segundo agência, ex-presidente do Banco Central e ex-secretário executivo da Fazenda são os favoritos; convocação de Tombini de última hora para acompanhar Dilma em viagem ao G-20, entretanto, levanta nova possibilidade

Segundo agência, ex-presidente do Banco Central e ex-secretário executivo da Fazenda são os favoritos; convocação de Tombini de última hora para acompanhar Dilma em viagem ao G-20, entretanto, levanta nova possibilidade

Por Redação

Reportagem da Agência Bloomberg, publicada da última terça-feira (11), revela que a presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) já tem definidos os candidatos a ministro da Fazenda para seu próximo mandato, que se inicia em 1º de janeiro de 2015. De acordo com fontes que pediram para não ser identificadas (“um representante do governo e outras duas pessoas a par das discussões”, conforme o texto), o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ex-secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, encabeçam a disputa. Ontem, entretanto, Alexandre Tombini, atual comandante do BC, entrou no páreo, ao ser convocado por Dilma a integrar a comitiva para a cúpula do G-20, na Austrália.

Segundo a Bloomberg, Lula aprovaria Barbosa, mas teria recomendado Meirelles como substituto de Mantega. Suas chances de assumir a pasta cresceram, pois a presidenta sabe que a “indicação do ex-BC poderia ajudar a elevar a confiança dos investidores”, afirmou uma pessoa que teria conversado com ela sobre o assunto. Contatadas, a presidência da República e a assessoria de imprensa de Lula não responderam ao pedido de comentários por e-mail e telefone sobre o processo de decisão.

Paralelamente, analistas acreditam que o convite de Dilma a Tombini é sinal de que a petista o prestigia. “Ou ele foi chamado para discutir nomes para a Fazenda ou para assumir o cargo”, avaliam os especialistas, de acordo com o jornal O Globo. A decisão oficial do governo, contudo, não foi tomada ainda.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum