Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de novembro de 2013, 15h27

Fernando Morais: “Não vou mais escrever biografias”

Para autor de “Chatô” e “Olga”, “querem impor censura prévia”

Para autor de “Chatô” e “Olga”, “querem impor censura prévia”

Por Redação

Fernando Morais pode parar de escrever biografias (Foto: André Barrocal/Cartamaior)

Durante o Festival Internacional de Biografias, realizado em Fortaleza, o escritor Fernando Morais anunciou que não vai “mais escrever biografias.” “Querem impor censura prévia”, afirmou o autor de “Olga” e “Chatô”.

“Só quem já passou pela censura sabe o que é ter texto lido antes de seu público, por uma pessoa com poderes de mudá-lo ou proibi-lo”, afirmou o escritor.

Perguntado sobre a possibilidade de submeter uma biografia à autorização e edição do biografado, Morais se mostrou contrariado. “Prefiro vender caju na praça Buenos Aires.”

O escritor também falou sobre a polêmica com o grupo Procure Saber, que defende autorização prévia e participação dos lucros para os biografados. “Apesar do Djavan falar que estamos nadando em dinheiro, e ter escrito que estamos acumulando fortunas, não tenho onde cair morto, se parar de escrever três meses, falta dinheiro para o supermercado.”

Morais está começando a escrever o que pode ser sua última biografia, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra contará a vida do petista de 1980 até o fim do segundo mandato, em 2010.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum