Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de novembro de 2013, 15h27

Fernando Morais: “Não vou mais escrever biografias”

Para autor de “Chatô” e “Olga”, “querem impor censura prévia”

Para autor de “Chatô” e “Olga”, “querem impor censura prévia”

Por Redação

Fernando Morais pode parar de escrever biografias (Foto: André Barrocal/Cartamaior)

Durante o Festival Internacional de Biografias, realizado em Fortaleza, o escritor Fernando Morais anunciou que não vai “mais escrever biografias.” “Querem impor censura prévia”, afirmou o autor de “Olga” e “Chatô”.

“Só quem já passou pela censura sabe o que é ter texto lido antes de seu público, por uma pessoa com poderes de mudá-lo ou proibi-lo”, afirmou o escritor.

Perguntado sobre a possibilidade de submeter uma biografia à autorização e edição do biografado, Morais se mostrou contrariado. “Prefiro vender caju na praça Buenos Aires.”

O escritor também falou sobre a polêmica com o grupo Procure Saber, que defende autorização prévia e participação dos lucros para os biografados. “Apesar do Djavan falar que estamos nadando em dinheiro, e ter escrito que estamos acumulando fortunas, não tenho onde cair morto, se parar de escrever três meses, falta dinheiro para o supermercado.”

Morais está começando a escrever o que pode ser sua última biografia, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra contará a vida do petista de 1980 até o fim do segundo mandato, em 2010.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum