O que o brasileiro pensa?
27 de junho de 2020, 22h28

FGV vai investigar denúncia de plágio em mestrado do novo ministro da Educação de Bolsonaro

Instituição informou em nota que vai apurar trechos apontados como copiados e sem a devida citação no trabalho de Carlos Alberto Decotelli

Reprodução/Facebook

A Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou neste sábado (27) que vai investigar a denúncia de plágio na dissertação do novo ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, Carlos Alberto Decotelli. Em nota, a FGV disse que “está localizando o professor orientador da dissertação para que ele possa prestar informações acerca do assunto”.

Na sexta-feira (26), o professor Thomas Conti, do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, mostrou que a dissertação de Decotelli tem trechos idênticos aos de um relatório da CVM (Comissão de Valores Mobiliário) do mesmo ano. O relatório não foi citado por Decotelli e nem sequer consta da bibliografia.

Mais cedo neste sábado, um levantamento do UOL também identificou pelo menos mais quatro trechos copiados de outras teses de mestrado e textos acadêmicos na dissertação de mestrado de Decotelli. Com o título “Banrisul: do PROES ao IPO com governança corporativa”, o trabalho foi apresentado em 2008 para a FGV.

Em nota enviada ao Jornal Nacional, que repercutiu o caso na noite de sábado, o ministro alega que pode ter ocorrido “falha metodológica” e nega ter plagiado outros autores. Ele diz que vai revisar o trabalho e procurar a FGV para estudar correções.

Na sexta, Decotelli também teve o seu doutorado desmentido. Ele alegava ter um doutorado da Universidade de Rosário, na Argentina. A informação também foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, sustentada pelo MEC e constava no currículo oficial do ministro.

No entanto, o reitor da universidade negou que Decotelli seja doutor. Franco Bartolacci disse que, embora o ministro tenha cursado as disciplinas, a tese dele foi reprovada.

A elaboração de uma tese, fruto de uma pesquisa original, e a sua aprovação por uma banca de professores, é necessária para a obtenção de grau de doutor e constitui a parte mais importante da formação.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum