Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de março de 2016, 18h51

FHC diz que não se referia a Lula em fala sobre “analfabeto”

À reportagem da Fórum, assessoria do ex-presidente alegou que ele tratava da área de infraestrutura, em específico, e que precisa checar a gravação da palestra em que disse que “não é possível dirigir o país sendo analfabeto”, logo após o anúncio de Lula no ministério

Por Ivan Longo

Em uma palestra paga pela seguradora Tokio Marine, realizada em São Paulo nesta quarta-feira (16), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teceu inúmeras críticas à presidenta Dilma Rousseff e à decisão de nomear o ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Entre suas falas, uma chamou a atenção por, supostamente, chamar o petista de “analfabeto”. Ao menos essa foi a associação feita por jornais como a Folha de S. Paulo, o Estadão, o Jornal do Brasil e o Valor.

“Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá”, teria dito a uma plateia de executivos e corretores de seguros, que o ovacionou.

À reportagem da Fórum, a assessoria de imprensa do tucano alegou que ele, na verdade, respondia a uma pergunta sobre ‘infraestrutura’, e que sua resposta se deu neste contexto em específico.

“É uma área muito complexa. Para dirigir uma área assim é preciso alguém com conhecimento específico, técnico, não pode ser um analfabeto. Foi isso que ele quis dizer, não se referia ao Lula”, afirmou a assessora, desmentindo que ele teria falado sobre “dirigir o país”.

“Vou até checar a gravação para ver o que ele disse exatamente. Eu não estava lá. Mas falei com ele depois e ele disse que não falava sobre Lula. Pelo contrário, até disse que o ex-presidente é um ‘político muito hábil'”, justificou.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum