Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Fibra de banana é usada na produção de chapéu, bolsa e objetos decorativos

Produtores de banana de Santa Catarina estão ganhando dinheiro com a fibra da planta. Ela é transformada em matéria-prima para a produção de artesanato.

É no meio do bananal que o agricultor Afonso Konrad se realiza. Desde o início deste ano, ele descobriu outra forma de tirar uma renda extra. A fibra da bananeira, que se será comercializada, é retirada. "A gente tira e não quebra", falou seu Afonso.

As mulheres dão seqüência às tarefas. Elas dividem a fibra por partes. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes e garantir uma fibra perfeita que, depois de lavada e seca, fica pronta para seguir outro rumo. "A gente tem tudo pronto para vender", falou a agricultora Sandra Konrad.

Do campo a fibra é levada para a cidade, onde ganha forma. Artesãos produzem chapéu, bolsa e objetos decorativos. O que não falta é inspiração vinda da natureza. Com a fibra da bananeira também é possível fazer embalagens para presentes, enfeites de natal e até chinelos.

Móveis
Além do artesanato, a fibra dá um charme especial aos móveis. Cobre sofás, cadeiras e mesas. Tudo é vendido para três empresas especializadas. São idéias que mudaram a vida da microempresária Sandra Tomanini. Há quatro anos, quando abriu a empresa, eram três funcionários. Hoje, são 17. "Toda a ampliação veio com o trabalho que a gente está fazendo com a fibra de bananeira", falou Sandra.

Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional de banana. Fica atrás da Bahia e de São Paulo.

(Com informações do G1)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags