Filho de Laerte diz que pai deve ficar uma semana na UTI para tratar efeitos da Covid-19

Rafael Coutinho agradeceu às mensagens de carinho e esclareceu que seu pai precisa “de repouso, não forçar a respiração e controlar a ansiedade” e, por isso, pediu para evitar mensagens à cartunista

Escrito en CORONAVÍRUS el

Filho da cartunista Laerte Coutinho, Rafael Coutinho escreveu em redes sociais nesta terça-feira (26) que seu pai deve ficar pelo menos por uma semana na UTI do INCor, em São Paulo, no tratamento contra a Covid-19. Rafael disse que a condição de saúde de Laerte piorou “lentamente” e, por isso, ela foi transferida para a UTI na noite passada.

Segundo Rafael, o estado de saúde de Laerte, que tem 69 anos, ainda não é grave, “mas requer cuidados mais rigorosos”.

Na mensagem, o filho da cartunista agradeceu as mensagens de apoio e carinho, “se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas”. “Obrigada, em nome da Laerte, é muito bonito demais ver o amor de todes pelo meu pai”, escreveu ele.

Preocupado com a saúde de seu pai, Rafael fez um pedido: “Aos que têm contato direto por Whatsapp e redes sociais, peço gentilmente para que não mandem mensagens diretas para ela”.  Ele justificou a solicitação, dizendo que Laerte precisa de “repouso, não forçar a respiração e controlar a ansiedade”.

Pedido semelhante foi estendido aos jornalistas amigos da família. Rafael disse que é um momento complexo para a família, “mobilizados para dar conta de todas as frentes relativas à sua vida pública e privada”. E, por isso, pediu que os jornalistas não entrem em contato com os familiares. “Atualizaremos a todes quando for possível”, prometeu. Por fim, escreveu: “Acendam uma vela e mandem boas vibrações, ela está precisando”.

Internação

O diagnóstico de Covid-19 de Laerte foi comunicado pela própria cartunista em suas redes sociais na última sexta-feira (22). Na ocasião, ela adotou um tom tranquilizador para dar a notícia. “Gentes queridas – peguei covid. Tou sob bons cuidados e a evolução está satisfatória. Fico grata pelas emanações e preocupações! Vocês, máscaras, mãos lavadas e o possível de isolamento …”, postou a cartunista.

https://twitter.com/LaerteCoutinho1/status/1352672454532018178