Filipinas ordena volta de embaixadora flagrada agredindo funcionária

Marichu Mauro aparece em imagens de câmeras de segurança batendo em empregada doméstica dentro da residência diplomática

Cena de vídeo que mostra a embaixadora das Filipinas Marichu Mauro agredindo uma funcionária (Foto Reprodução G1)
Escrito en GLOBAL el

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil, Marichu Mauro, depois que imagens de vídeo mostrando a diplomata agredindo uma funcionária foram divulgadas.

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, neste domingo (25), reproduziu as imagens, coletadas no circuito interno de TV da residência diplomática, em Brasília. Outro funcionário da embaixada fez a denúncia contra a diplomata no fim de agosto, ao Ministério Público do Trabalho, no Distrito Federal. Ele usou as imagens para provar as agressões.

A empregada também é de origem filipina. Nas imagens, Marichu aparece beliscando a funcionária, batendo em seu rosto, puxando sua orelha e golpeando-a com um guarda-chuva.

O secretário das Relações Exteriores das Filipinas, Teodoro Locsin Jr., publicou em uma rede social que Marichu foi chamada de volta “imediatamente” para explicar os maus-tratos a sua empregada.

https://twitter.com/teddyboylocsin/status/1320593807570735105

Marichu recebeu uma condecoração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no início deste mês.

Temas