Filipinas ordena volta de embaixadora flagrada agredindo funcionária

Marichu Mauro aparece em imagens de câmeras de segurança batendo em empregada doméstica dentro da residência diplomática

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil, Marichu Mauro, depois que imagens de vídeo mostrando a diplomata agredindo uma funcionária foram divulgadas.

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, neste domingo (25), reproduziu as imagens, coletadas no circuito interno de TV da residência diplomática, em Brasília. Outro funcionário da embaixada fez a denúncia contra a diplomata no fim de agosto, ao Ministério Público do Trabalho, no Distrito Federal. Ele usou as imagens para provar as agressões.

A empregada também é de origem filipina. Nas imagens, Marichu aparece beliscando a funcionária, batendo em seu rosto, puxando sua orelha e golpeando-a com um guarda-chuva.

O secretário das Relações Exteriores das Filipinas, Teodoro Locsin Jr., publicou em uma rede social que Marichu foi chamada de volta “imediatamente” para explicar os maus-tratos a sua empregada.

Marichu recebeu uma condecoração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no início deste mês.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR