Filmes e séries para quem gostou de "Não olhe para cima"

Negacionismo, pandemia e cientistas ignorados não são temas novos, pensando nisso, separamos algumas obras que tratam de temas semelhantes ao da nova produção da Netflix

Foto: divulgação/Warner
Escrito en BLOGS el

Desde que foi lançado na última sexta-feira (24), o filme “Não Olhe Para Cima”, nova produção da Netflix, é um dos assuntos mais comentados da internet, e os motivos são vários: a semelhança com a realidade negacionista que o Brasil vive desde a eleição de Bolsonaro e sua trupe, mas também como os interesses financeiros e políticos se sobrepõem ao direito à vida.


Mas, a verdade é que filmes e séries que têm em suas tramas um vírus mortal ou um meteoro em rota de colisão com a Terra não é bem uma novidade, muito pelo contrário, a indústria do entretenimento está repleta de obras que versam sobre tal distopia.


E se você gostou da distopia “Não olhe para cima”, provavelmente vai gostar das obras que separamos abaixo: todas elas possuem em suas respectivas histórias cientistas ignorados, imprensa sem escrúpulo, governos que almejam esconder o surgimento de um novo vírus e claro, o fim da existência humana decorrente das atividades… humanas.
Portanto, aproveita que o fim de ano e já separa o seu filme ou série para maratonar e refletir sobre o ano que passou.

Contágio (Google Play)

Lançado originalmente em 2011, Contágio, dirigido por Steve Soderbergh, conta a história do surgimento do vírus MEV-1, que também é da família SARS-CoV.

O vírus, que é transmitido pelo ar, mata as pessoas em poucos dias. A partir daí, a trama percorrer por alguns caminhos: a geopolítica, o desenvolvimento da vacina e a busca pelo paciente 0.

Cabe destacar que no começo da pandemia, o filme se tornou um dos mais procurados nas plataformas digitais, pois, a sua semelhança com o desenrolar da atual pandemia é impressionante.

https://www.youtube.com/watch?v=u-eGomOPITc&t=5s

Estação Onze (HBO MAX)

Recém-lançada pela HBO MAX, a série Estação Onze, adaptação do livro de Emily St. John Mandel, conta a história, intercalando passado e presente, de um mundo que foi devastado por uma pandemia de gripe suína.

Após ter matado boa parte da população mundial, a trama acompanha a vida de algumas pessoas que sobreviveram a pandemia e tentam reconstruir suas vidas a partir do que sobrou. A série tem sido considerada uma das melhores produções do ano.

https://www.youtube.com/watch?v=l-Xxno3rdQM

The Rain (Netflix)

Essa produção sueca da Netflix se passa em mundo que foi acometido por uma chuva que carrega um vírus mortal.

Após devastar boa parte da população, a trama acompanha um grupo de jovens que tenta sobreviver em meio ao caos.

Simultaneamente, a história a busca pela cura, mas também os interesses da indústria farmacêutica por trás do vírus.

https://www.youtube.com/watch?v=Se3AfHO7GmY

Filhos da Esperança (2006/ disponível no Google Play)

Dirigido por Alfonso Cuarón, esse longa metragem se passa em 2027 e, após guerras nucleares e alguns vírus, as mulheres não engravidam mais.

A partir do personagem Theodore Faron (Clive Owen), um militante ambientalista que agora está desiludido, acompanhamos o dia a dia de uma Inglaterra devastada e dominada pelo fundamentalismo.

No meio do caminho, Theodore encontra uma mulher que está grávida e que pode ser a chave para a salvação da humanidade.

https://www.youtube.com/watch?v=nz57XKJUb88

Os 12 macacos (Amazon Prime)

Lançado em 1996, este longa dirigido por Terry Gilliam conta a história de um condenado que vive no ano de 2035, que será enviado ao passado para tentar descobrir a origem de um vírus que matou quase toda a população do planeta.

Porém, ao dar início a sua investigação, o homem enviado do futuro acaba por descobrir que há muitos envolvidos na disseminação do vírus, entre eles a indústria farmacêutica e governos.

https://www.youtube.com/watch?v=RsHrBYwfYh8