Fim do Bolsa Família provoca filas de beneficiários que temem exclusão de programa de Bolsonaro

Com a desorganização e falta de informação por parte do governo Federal sobre o programa Auxílio Brasil, milhares de pessoas viraram a noite em busca de esclarecimentos

Reprodução/TV Globo/Bom Dia Brasil
Escrito en BRASIL el

Com o fim do Bolsa Família e a completa desorganização do governo Bolsonaro em torno programa Auxílio Brasil, fez com que beneficiários do BF madrugassem para obter informações sobre o novo programa.

No centro de Referência de Assistência Socias (Cras) de Paciência, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, há beneficiários que estão na fila desde a noite desta quarta-feira (10) e até agora não conseguiram obter informações.

A prefeitura do Rio de Janeiro declarou ao G1 que os beneficiários "não foram informados como deveria sobre as regas de transição e estão procurando os postos onde sempre fizeram o recadastramento".

De acordo com a prefeitura do Rio, estão nesta situação 303 mil do Bolsa Família e 1,5 milhão de beneficiários do Auxílio Emergencial.

A situação de caos também se repete nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Manaus.

Assim como no Rio de Janeiro, pessoas aguardam em fila e ao relento por informações sobre o novo programa e como vão receber o Auxílio Brasil.

Os usuários dos centros do Rio de Janeiro e Manaus reclamam que, em média, apenas 20 senhas de atendimento são distribuídas por dia, daí a necessidade virar a noite na porta dos centros sociais.

Fim do Bolsa Família e desinformação

Porém, a situação de desalento dos inscritos nos programas de distribuição de renda não é uma exclusividade do Rio de Janeiro e Manaus, ela se repete em várias cidades do país.

Cerca de 30 milhões de brasileiros estão registrados no Cadastro Único (CadÚnico) desde 2012. É a partir desta plataforma que o governo Federal repassa os benefícios como o Auxílio Brasil, Benefícios de Prestação Continuada, o Programa Casa Verde e Amarela e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Por causa da falta informação, os postos de Cadastro Único em todo o país têm amanhecido com longas filas.

Fim do Auxílio Emergencial: 20 milhões de pessoas sem renda

Com o fim do Bolsa Família, as pessoas têm enfrentado horas de filas em busca de informações sobre a transição de um programa para o outro, e os milhares de beneficiários do Auxílio Emergencial, que pagou a última parcela, querem saber se poderão ou não aderir ao novo programa.

O governo Federal afirma que as pessoas que já recebiam o Bolsa Família serão transferidas automaticamente e que, portanto, não precisam ir aos postos. Apenas aqueles que desejam receber o Auxílio Brasil necessitam se registrar no Cadastro Único, mas, só faltou avisar os cidadãos.

Por fim, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 20 milhões de pessoas que receberam o Auxílio Emergencial não poderão se inscrever no Auxílio Brasil e ficarão sem renda.