Flamengo pode ser rebaixado do Brasileirão por desrespeito ao protocolo do covid-19

Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG, assegura que apresentará um pedido nesse sentido ao STJD, e que o clube carioca “desrespeitou todos os outros 19 times da Série A que cumpriram o regulamento, em mais um exemplo de soberba”

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, é um dos principais aliados de Jair Bolsonaro no mundo do futebol (foto: divulgação)
Escrito en ESPORTE el

A postura do Flamengo de tentar adiar a partida contra o Palmeiras, por causa do surto de coronavírus dentro do seu elenco, continua sendo assunto principal no meio futebolístico brasileiro.

Além do próprio Palmeiras, outros clubes já manifestaram sua indignação com a postura do atual campeão brasileiro e da Libertadores. Entre as declarações mais polêmicas está a de Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG, clube que lidera o campeonato deste ano.

Em entrevista ao site Terra, neste domingo (27), Câmara defendeu que o Flamengo fosse banido da atual edição do Campeonato Brasileiro, e que fosse declarado automaticamente o seu rebaixamento. Também assegurou que o Atlético-MG entrará com um pedido nesse sentido junto ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva).

“A lei vale para todos. O Flamengo se utilizou da Justiça comum para descumprir o protocolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e desrespeitar todos os outros 19 clubes da Série A, em mais um exemplo de soberba. Isso é passível de banimento. Tem de ser rebaixado automaticamente. O Atlético-MG vai entrar com um pedido à Procuradoria do STJD para a exclusão do Flamengo do Brasileiro. Deve ser realmente banido do campeonato”, foram as palavras do dirigente mineiro.

Apesar de o atual campeão ter tentado impedir sua realização, devido à impossibilidade de utilizar 19 atletas do seu elenco que deram positivo por covid-19 e estão em quarentena obrigatória, a partida entre Palmeiras e Flamengo acabou sendo realizada, e terminou com empate em 1x1.

Além dos 19 jogadores, o Flamengo conta com outros casos de covid dentro do clube, totalizando mais de 40 pessoas contagiadas com a doença até o momento.

A situação é irônica, já que o clube carioca é um dos grandes aliados do discurso do governo de Jair Bolsonaro, de minimizar os efeitos da pandemia, e inclusive liderava uma iniciativa para pedir o regresso do público aos jogos do Campeonato Brasileiro, antes de começar a sofrer com o surto em seu elenco – até o momento, todas as competições esportivas no país estão sendo realizadas com portões fechados.

Vale lembrar também que o Flamengo, junto com o Santos e o São Paulo, é um dos três clubes brasileiros que jamais disputaram as divisões de acesso do Campeonato Brasileiro.