Flavio Dino diz que fake news de Bolsonaro "é o criminoso voltando ao local do crime: o discurso da “gripezinha”

O presidente da República tem utilizado fake news sobre supernotificação de casos de Covid para acusar governos estaduais de corrupção

Foto: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) afirmou que o presidente Bolsonaro comete um ato "criminoso" ao utilizar fake news sobre supernotificação de casos de Covid-19. Por meio de suas redes, Dino afirmou que é o "criminoso voltando ao local do crime".

https://twitter.com/FlavioDino/status/1402576187906564097

"Inventar genericamente uma 'supernotificação' de óbitos por coronavírus agride os médicos que assinaram os respectivos atestados. E tenta minimizar a doença que já matou quase 500.000 brasileiros. É o criminoso voltando ao local do crime: o discurso da 'gripezinha'".

O comunista também afirmou que o presidente Bolsonaro não é "uma gripezinha atacando o regime democrático. É gravíssima doença que pode matar as instituições".

"Não é uma 'gripezinha' atacando o regime democrático. É uma gravíssima doença, que pode matar as instituições. O episódio da falsificação relativa ao Tribunal de Contas da União prova isso mais uma vez. Afinal, fake news não é piada nem “descuido”; é ato de bandidos".

https://twitter.com/FlavioDino/status/1402572894639726598

Leia também: Após nota do TCU, Bolsonaro volta a falar em supernotificação e diz que vai pedir investigação

Ao falar com simpatizantes na manhã desta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro comentou a nota emitida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que afirma não existir supernotificação de casos de Covid, porém, ao voltar atrás na crítica ao tribunal, o presidente manteve a narrativa de que estados inflaram dados sobre a doença para receber mais dinheiro.

“O TCU está certo, eu errei quando falei em tabela, o certo é acordão. O que acontece, tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verba do governo federal para os estados levava em conta alguns critérios, o mais importante era a incidência de Covid”, disse o presidente.

Leia também: Saiba como foi criada a fakenews de Bolsonaro sobre o número de mortes por Covid-19

A partir de uma thread bem didática postada no Twitter, a internauta Jess F explicou o nascimento da fake news sobre a existência de uma supernotificação de casos e mortes por Covid-19, que serviu de base para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizar em suas entrevistas recentes.

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou uma nota nesta segunda-feira (7) desmentindo a declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro a seus apoiadores no cercadinho do Palácio do Alvorada.

https://twitter.com/JessF11157954/status/1402123976470679552