Fogo amigo: “vai ter eleição, eu garanto”, diz Mourão

Vice-presidente da República, que é general da reserva, refutou a hipótese de não ocorrer o pleito do ano que vem e afirmou que ele acontecerá, com ou sem voto impresso, minimizando ameaças de Bolsonaro

O vice-presidente Hamilton Mourão (Romério Cunha/VPR)
Escrito en POLÍTICA el

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, assegurou à rede de televisão CNN Brasil e a um colunista do UOL que as eleições do ano que vem acontecerão conforme o previsto, independentemente do cenário político e do resultado das discussões em torno da implantação ou não do voto impresso.

A afirmação vai no sentido contrário das declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana, que ameaçou a realização da campanha eleitoral de 2022, sempre com argumentos confusos que questionam a lisura do pleito, apontando supostas fraudes que nunca ocorreram e para as quais o mandatário não apresenta qualquer prova.

"Cumpro o meu papel pelo bem do Brasil. Mas eleição vai haver, eu garanto", disse Mourão, em mensagem encaminhada para o colunista Josias de Souza, do portal UOL. A informação foi reiterada posteriormente com a frase "As eleições serão realizadas", numa breve entrevista à CNN Brasil.

Eleições em xeque

Na última semana o presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que “ou fazemos eleições limpas no Brasil, ou não temos eleições”. A fala foi vista como uma ameaça de golpe por vários analistas, sobretudo porque ela vem num momento em que os ataques de Bolsonaro ao TSE, ao STF e ao ex-presidente Lula, líder absoluto em todas as pesquisas de opinião para eleição presidencial de 2022, se intensificam.