#ForaMandetta: Ministro vira alvo no Twitter após contrariar Bolsonaro

Movimentação dos perfis sugere campanha coordenada e com robôs

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta - Foto: Carolina Antunes/PR
Escrito en POLÍTICA el

Depois de mais um dia de atrito com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, virou alvo de ataques organizados no Twitter na noite desta sexta-feira (3).

Na noite da última quinta (2), Mandetta discutiu com Bolsonaro por telefone. O presidente teria exigido a demissão e o ministro respondido "o senhor que me demita". Na tarde desta sexta, Mandetta deu uma coletiva de imprensa onde pediu que as pessoas "atendam às recomendações dos governadores dos seus estados" sobre as medidas de contenção ao coronavírus. O ministro afirmou não enxergar um momento propício para flexibilizar o isolamento, contrariando o presidente.

Foi o suficiente para que #ForaMadetta subisse no Twitter, no início da noite. Até às 22h, a mensagem era a quinta mais utilizada no Brasil, presente em mais de 20,8 mil publicações. Algumas contas verificadas pela Fórum aparentavam ser robôs, pela velocidade de publicação e pelos conteúdos.

Entre as mensagens que acompanhavam a hashtag, frases em defesa de Bolsonaro, contra o isolamento e o fechamento do comércio, algumas críticas diretas à falta de "alinhamento do ministro", a defesa irresponsável de remédios não testados e a teoria conspiratória que culpa o comunismo pelo coronavírus. Parte dos perfis inserem o Fora Mandetta a partir de publicação de um dos filhos do presidente, Carlos Bolsonaro.

https://twitter.com/GlauceCabral/status/1244634652867952640
https://twitter.com/bala_icekiss/status/1245857222917144577