Fórum Social Mundial volta ao Brasil

Comitê Internacional decide realizar o Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará.

Escrito en MOVIMENTOS el

Comitê Internacional decide realizar o Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará.

Por Redação

Os integrantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial escolheram Belém do Pará como sede da reunião mundial prevista para 2009. Cidades da Indonésia e Coréia do Sul estavam na disputa. Em 2008, não haverá um encontro mundial, mas alguns dias de mobilização em diferentes partes do planeta. A decisão foi divulgada na quinta-feira, 31, em Berlim, na Alemanha. A próxima reunião do Conselho será na capital do Pará, ainda sem data definida.

O Conselho, reunido desde o dia 29, levou em consideração o intenso debate sobre o aquecimento global e a sustentabilidade planetária para levar o evento para o coração da Amazônia. "Creio que para nós será uma grande oportunidade de colocar as nossas lutas do dia a dia numa agenda internacional, ganhando assim mais força”, disse Adilson Vieira, secretário geral do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, também comemorou. Ela disse que o Estado vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial. "Vai ser uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social”, comentou a governadora.