Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de junho de 2007, 22h11

Fórum Social Mundial volta ao Brasil

Comitê Internacional decide realizar o Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará.

Comitê Internacional decide realizar o Fórum Social Mundial de 2009 em Belém do Pará.

Por Redação

Os integrantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial escolheram Belém do Pará como sede da reunião mundial prevista para 2009. Cidades da Indonésia e Coréia do Sul estavam na disputa. Em 2008, não haverá um encontro mundial, mas alguns dias de mobilização em diferentes partes do planeta. A decisão foi divulgada na quinta-feira, 31, em Berlim, na Alemanha. A próxima reunião do Conselho será na capital do Pará, ainda sem data definida.

O Conselho, reunido desde o dia 29, levou em consideração o intenso debate sobre o aquecimento global e a sustentabilidade planetária para levar o evento para o coração da Amazônia. “Creio que para nós será uma grande oportunidade de colocar as nossas lutas do dia a dia numa agenda internacional, ganhando assim mais força”, disse Adilson Vieira, secretário geral do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).

A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, também comemorou. Ela disse que o Estado vai receber de braços abertos e com muita alegria os participantes do Fórum Social Mundial. “Vai ser uma oportunidade para que os ativistas de todo mundo conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração dos recursos naturais sem destruição do meio ambiente e com justiça social”, comentou a governadora.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum