Fórum nº 66 na íntegra

Escrito en NOTÍCIAS el

Confira a edição nº 66 da revista Fórum.

A edição de setembro da revista Fórum traz entrevista com o economista Ladislau Dowbor. Ele defende que as gestões descentralizadas e participativas são a forma mais racional de organizar o conjunto dos processos produtivos, especialmente dos bens comuns como a água e o petróleo.
Embora enxergue a colaboração como um caminho quase natural para a economia, Dowbor não acredita em uma transição fácil. “O sistema de valores do Ocidente está se encerrando de certa maneira. Digo ?encerrando? dentro de uma dimensão de desejo, porque você explicar isso para a Exxon-Mobil, que ganha rios de dinheiro se apropriando de um recurso natural, é difícil, mas a humanidade está se dando conta que o prejuízo é para todos”, analisa. Segundo o economista, hoje, mesmo entre aqueles que não estão dentro do campo ideológico da
esquerda, há uma visão de que o modelo econômico atual não é o mais adequado. “O conceito da evolução da competição, que ganhe o melhor e se dane o resto, está nos levando à barbárie. É uma forma eficiente somente em termos micro, em termos de produto, não de resultado. É a ?eficiência? que permite, por exemplo, extrair mogno e liqüidar com a floresta amazônica. O resultado é desastroso”, explica. 

Veja também
A falsa paz e as crianças à venda – reportagem especial foca dois capítulos tristes da história da Guatemala. Um conflito que expulsou parte da população para outros países e que, depois, gerou um negócio asqueroso: a venda de crianças para o exterior. A terra prometida que não existe – todos os anos, milhares de africanos enfrentam condições subumanas e se envolvem com máfias para chegar à Europa e melhorar devida. O jornalista português Paulo Moura acompanhou de perto esse cotidiano e conta os bastidores de um triste cenário.

O aborto dos outros – documentário da diretora Carla Gallo acompanha situações legais de interrupção de gravidez em hospitais públicos e retrata a urgência de um debate mais amplo sobre o tema.

A revolução negra nos cinemas – o ator estadunidense Danny Glover, com a ajuda de Hugo Chávez, tenta levar a história da importante e pouco conhecida Revolução Haitiana para as telas de todo o mundo.

E muito mais..Acesse e leia