Fórum virtual discute medidas de prevenção à Aids

Escrito en NOTÍCIAS el

A partir de hoje, 6, as discussões sobre os novos desafios para a prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis chegam ao mundo virtual. O Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde lançam o Prevenção na Rede: Fórum Virtual de DST e Aids para discutir com a sociedade experiências inovadoras na área de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de um espaço na internet organizado em salas de discussão, nas quais serão debatidos os principais desafios para o enfrentamento dessas epidemias. A partir da ação inédita, o programa avança na construção de políticas que respondam ao momento atual dessas doenças. Os debates na rede seguem até 29 de abril.

Podem participar gestores e profissionais de saúde, educadores, ativistas, pesquisadores e demais interessados. Para fazer parte, basta se inscrever no site no dia do lançamento, no http://forum.aids.gov.br. É possível ter acesso a vídeos, artigos científicos, protocolos, diretrizes e outros documentos sobre prevenção e também trocar experiências com gente do Brasil inteiro sobre os temas mais desafiadores da prevenção. Entre os destaques da programação, às quartas-feiras, estão previstos bate-papos com especialistas.

“Num cenário de epidemia dinâmica, as estratégias de prevenção precisam ser construídas e reconstruídas ao longo do tempo, respondendo às necessidades dos grupos mais afetados e adotando novos recursos disponíveis”, afirma a diretora do programa, Mariângela Simão.

Diferentemente dos primeiros anos da aids – explica ela – o desafio que está posto hoje é responder a uma epidemia ainda concentrada, mas com a maior parte dos casos por transmissão heterossexual e com um aumento significativo da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e aids.

O trabalho culmina no Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/Aids a ser realizado 29 de abril e transmitido pela internet. Nesse dia, especialistas em prevenção irão debater com o Programa Nacional de DST e Aids, em Brasília, as principais contribuições do fórum. Participantes de todo o Brasil também poderão interagir com eles, enviando comentários. A organização do evento estimula que cada cidade se articule para participar do dia 29 de abril e dar continuidade à discussão no nível local, mesmo depois do término do fórum.