Fracasso: PSDB suspende prévias após falhas no sistema de votação; decisão agrada Leite

João Doria e Arthur Virgilio Neto eram contra a suspensão das prévias; apoiadores denunciam possível "tapetão"

Eduardo Leite e João Doria, pré-candidatos do PSDB - Foto: Rodger Timm/Governo do RSCréditos: Governo do RS/Flickr
Escrito en POLÍTICA el

A Executiva Nacional do PSDB decidiu suspender as prévias presidenciais realizadas neste domingo (21) após falhas no sistema de aplicativo de votação. A decisão irritou os pré-candidatos João Doria, governador de São Paulo, e Arthur Virgílio Neto, ex-ministro e ex-prefeito de Manaus. Apenas o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, ficou satisfeito com a decisão.

"O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022", diz nota divulgada pelo presidente da legenda, Bruno Araújo.

O aplicativo escolhido para realizar a votação apresentou grande instabilidade e poucos filiados conseguiram votar neste domingo. Críticos do modelo de votação por aplicativo e defensores da adoção das urnas eletrônicas do TSE, Doria e Virgílio Neto foram à sede do partido reclamar das falhas.

Eles queriam a extensão do processo eleitoral até o próximo domingo (28). Dadas as circunstâncias, a escolha do partido foi de suspender o processo de votação. Essa opção era defendida apenas por Eduardo Leite. Ainda não há data para retomada.

A escolha do modelo por aplicativo se deu pela Comissão Organizadora da Prévias. Nos últimos dias, os dois coordenadores desse grupo anunciaram apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O aplicativo de votação, inclusive, foi concebido no RS.

Esse adiamento foi visto por apoiadores de Doria como uma forma de burlar o processo, um "tapetão". Doria e Virgílio não conseguiram esconder a insatisfação diante da decisão e cancelaram coletiva de imprensa que estava prevista para as 18h.

Pouco antes da decisão ser tomada, a campanha de Doria voltou a criticar a comissão, comandada por dois apoiadores de Leite. "A raposa estava cuidando do galinheiro", repetiu Wilson Pedroso, coordenador da campanha do governador paulista, à jornalista Daniela Lima, da CNN. Pedroso já havia dado declaração similar após o senador José Anibal e Marcus Pestana, membros da comissão, anunciaram adesão a Leite.