Freixo deixa PSOL para se filiar ao PSB ainda neste mês

Deputado diz que, no novo partido, terá a chance "de fazer uma aliança mais ampla, com progressistas e centro"

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Após 16 anos de filiação, o deputado federal Marcelo Freixo oficializou nesta sexta-feira (11) sua saída do PSOL. O parlamentar deve migrar para o PSB ainda neste mês. O objetivo central da mudança, segundo ele, é formar uma frente ampla para disputar o governo do Rio de Janeiro, em 2022.

"A mudança faz parte de um projeto nacional que também inclui a filiação ao mesmo partido do governador do Maranhão, Flávio Dino (do PCdoB). No meu caso, estou olhando para dois cenários, o do Rio e o nacional", afirmou Freixo, em entrevista à Veja.

“No PSB terei a chance de fazer uma aliança mais ampla, com partidos progressistas e de centro, para enfrentar o grupo político que faliu o Rio e entranhou a corrupção no estado”, justificou o parlamentar, em outro trecho da entrevista.

Freixo também confirmou que o PSDB está incluído nessa aliança. "FHC e Lula, inclusive, estão juntos agora, unindo forças para garantir a Constituição de 1988, que se encontra sob ameaça", afirmou.

Uma suposta saída de Marcelo Freixo do PSOL já é assunto há alguns meses. Ele está no centro da articulação de uma aliança de centro-esquerda para o governo do Rio de Janeiro e, recentemente, esteve com o ex-presidente Lula (PT) e foi elogiado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que no último mês saiu do DEM para se filiar ao PSD.