FSM e o fim da era Bush são temas da Fórum 70

Escrito en NOTÍCIAS el

O Fórum Social Mundial de Belém (PA) e o fim da era Bush são os principais temas da edição 70 da revista Fórum, que chega às bancas nesta semana em todo o Brasil. Na capa, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos é o entrevistado para falar sobre o papel do FSM em tempos de crise, na busca por alternativas ao mercado.

Outro entrevistado a respeito do movimento que luta por outro mundo possível é o jornalista francês Bernard Cassen que propõe um “pós-altermundismo”, bastante influenciado na experiência venezuelana. As duas visões de expoentes do Fórum mostram que o debate sobre seu futuro será um dos destaques em Belém.

A edição traz ainda a terceira reportagem da série Rumo ao FSM, assinada por Renato Rovai, sobre a região Amazônica. Moacir Gadotti, em sua coluna FSM em processo, discute a participação indígena na edição 2009 do evento.

Estados Unidos
O balanço do governo de George W. Bush é tema de reportagem assinada por Glauco Faria e Marília Melhado. O simbólico sapato atirado pelo jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi é o ponto de partida para avaliar os estragos promovidos pela gestão que, apesar das críticas, não conseguiu ser a pior da história.

Um dos destaques da análise é a entrevista realizada com o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira, que aponta um “alívio” internacional com a saída de Bush da Casa Branca, além de apontar o papel decisivo da administração no agravamento da crise econômica. Bandeira alerta, porém, que o unilateralismo não será abandonado pela política estadunidense.

Outros destaques
O resultado final do Concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil Aprender e Ensinar Tecnologias Socias, a luta pelo piso salarial nacional dos professores, as idéias do filósofo Jorge Larrosa, o debate sobre publicidade para o público infantil, e a necessidade de um novo Breton Woods são temas de reportagens. As colunas Mundo do Trabalho, de Marcio Pochmann, Toques musicais, de Julinho Bittencourt, Continente, de Altamiro Borges, Nossa Estante, da redação, e Penúltimas Palavras, de Mouzar Benedito completam a edição.