Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Fujimori é condenado por violação de direitos humanos

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado nesta terça-feira, 7, em Lima por violações dos direitos humanos. É a primeira vez que um presidente eleito latino-american é condenado por esse tipo de abuso em seu próprio país.

Um painel de três juízes o condenou por ter mandado as Forças Armadas matarem 25 pessoas acusadas de pertencer à guerrilha durante seu governo, entre 1990 e 2000.

Vigília

Centenas de pessoas realizaram vigílias contra e a favor do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, horas antes da Justiça do país anunciar a sentença do processo que o acusa de assassinato e crimes de violação aos direitos humanos.
Os fujimoristas, vestidos com laranja (cor da coalizão Aliança para o Futuro) e carregando faixas com dizeres que apoiavam o ex-presidente e pediam a liberdade do mesmo, concentraram-se próximo à sede da Direção de Operações Especiais da Polícia Nacional (Diroes), onde será anunciado o veredicto.
Já ativistas em prol dos direitos humanos e pessoas em luto se reuniram nas redondezas do Palácio da Justiça, no centro da capital peruana.

Guerrilha
Cerca de 70 mil pessoas morreram em duas décadas de conflitos entre governo e guerrilha maoísta no país. Fujimori chegou a ser um presidente popular por conta de seu sucesso em controlar o caos econômico e vencer a guerrilha. Porém, um escândalo de corrupção abalou seu governo em 2000, e ele fugiu para o exílio no Japão.
Hoje, aos 70 anos, ele está preso e com a sentença, deve passar o resto da vida atrás das grades.

(Com informações da EFE)

Saiba Mais

Juiz ordena prisão domiciliar a Fujimori no Chile

Peru condena ex-militares por morte de estudantes


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags