"Ninguém vai furar o teto", diz Bolsonaro sobre gastos com programa "Auxílio Brasil"

Anúncio oficial do projeto que visa substituir o "Bolsa Família" foi cancelado e não há previsão de lançamento

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Durante evento do projeto Jornadas das Águas, na cidade de Russas (CE), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, nesta quarta-feira (20), que o programa "Auxílio Brasil", cujo valor será de R$ 400, não vai furar o teto de gastos.

"Temos a responsabilidade de fazer com esses recursos do próprio orçamento da União. Ninguém vai furar teto. Ninguém vai fazer estripulia no orçamento, mas seria extremamente injusto deixar cerca de 17 milhões de pessoas com valor do Bolsa Família", disse o presidente em tom de crítica ao programa dos governos petistas.

Apesar da declaração do presidente, não existe consenso dentro do governo sobre o programa "Auxílio Brasil" que, nas projeções do Palácio do Planalto, deve alcançar até 17 milhões de pessoas.

Bolsonaro cancela cerimônia de lançamento do “Auxílio Brasil” a meia hora do evento

Estava marcada para às 17h desta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, a cerimônia de lançamento do “Auxílio Brasil”, programa do governo Bolsonaro que visa substituir o bem-sucedido Bolsa Família. Faltando apenas 30 minutos para o cerimonial, no entanto, que contaria com a presença de Jair Bolsonaro, ministros e deputados, o evento foi cancelado.

O cancelamento do evento foi anunciado pelo Ministério da Cidadania, por meio de nota, sem justificativas. A explicação, no entanto, seria que não há consenso dentro do governo sobre a viabilidade do programa.

Bolsonaro anunciou que o valor do benefício seria de R$400 mensais a 17 milhões de famílias. O Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, no entanto, tem resistido à ideia, visto que o presidente não teria explicado de onde tiraria os recursos e avaliando que, se fosse executado desta maneira, a Bolsonaro extrapolaria o teto de gastos. Além disso, o mercado financeiro teria reagido mal ao valor anunciado pelo chefe do Executivo.

Ainda não há previsão sobre o lançamento oficial do “Auxílio Brasil” e nem informações sobre se o valor do benefício será rediscutido.

Com informações da CNN Brasil

Temas