Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de junho de 2019, 09h26

G1, da Globo, esconde escândalo de Moro com matéria sobre redução de mortes violentas

O assunto é capa de praticamente todos os grandes jornais do país, incluindo o seu concorrente mais direto, o portal UOL, do grupo Folha

Foto: Reprodução

O G1, portal de notícias da Globo, segue com a operação abafa em relação ao caso do vazamento das conversas entre o então Juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador federal Deltan Dallagnol.

Na capa de sua edição desta quarta-feira (12), o portal, além de ignorar o assunto, estampa na manchete matéria sobre a redução no número de mortes violentas no Brasil.

O assunto é capa de praticamente todos os grandes jornais do país, incluindo o seu concorrente mais direto, o portal UOL, do grupo Folha.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Sócia da Lava Jato

A cobertura da Rede Globo, que tenta atenuar o assunto, foi alvo de várias matérias na última terça-feira nesta Fórum. Em uma delas, fazemos a comparação de duas capas do jornal O Globo. A primeira há três anos, quando do vazamento pelo próprio Moro de conversa entre Dilma e Lula. Naquele momento, o jornal mostrava em sua capa o conteúdo da conversa. Desta vez, com Moro, o diário da família Marinho aponta apara a investigação, inclusive dos supostos ‘hackers’ que teriam levantado as conversas.

Em outro texto, no Blog Escrevinhador, o jornalista Rodrigo Vianna faz longa e precisa análise da cobertura do grupo. Para ele, “desde o Mensalão, em 2005, a TV Globo cumpre o papel de organizar o discurso da direita no Brasil. Importante frisar bem esse verbo: ela ‘organiza’ todo um campo político, e não apenas divulga ou reforça o discurso dos setores ‘liberais'”.

O próprio Gleen Greenwald, do site The Intercept, que publicou as denúncias, revelou a ligação entre a Rede Globo e o ministro da Justiça, Sergio Moro, ao comentar a cobertura do grupo de comunicação sobre as conversas espúrias do ex-juiz com procuradores da Lava Jato.

Para ele, “a Globo é sócia, agente e aliada de Moro e Lava Jato – seus porta-vozes – e não jornalistas que reportem sobre eles com alguma independência. É exatamente assim que Moro, Deltan e a força-tarefa veem a Globo. Então não esperem nada além de propaganda”, tuitou Glenn, ao responder ao jornalista escocês Andrew Downie, que publicou que o Jornal Nacional deu “mais tempo para Dalton Dallagnol, Sérgio Moro e as associações dos juízes e procuradores para negar as acusações contra eles do que focar nas gravíssimas acusações em si”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum