Gêmeas de Manaus suspeitas de furar a fila da vacinação são exoneradas

Antes de deixarem cargo, as duas tomaram a segunda dose contra a Covid-19; Ministério Público apura caso

Gabrielle e Isabelle Kirk, médicas gêmeas imunizadas em Manaus (Foto: Redes Sociais/Montagem)
Escrito en BRASIL el

As gêmeas milionárias de Manaus acusadas de furar a fila da vacinação contra a Covid-19 foram exoneradas de seus cargos pela prefeitura nesta sexta-feira (12). As exonerações aconteceram a pedido das duas, segundo o decreto publicado no Diário Oficial.

Mas, antes de terem a demissão publicada, as médicas Isabelle e Gabrielle Kirk Lins conseguiram tomar a segunda dose do imunizante, na última quarta-feira (10). Só depois de completarem a rotina de vacinação, elas pediram para serem exoneradas.

Decreto do Diário Oficial de Manaus (Reprodução)

Elas são filhas de Nilton da Costa Lins Júnior, presidente da mantenedora da Universidade Nilton Lins, uma das maiores de Manaus. Dentro do terreno da Universidade Nilton Lins, há uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Suas nomeações para cargos comissionados foram publicadas em datas próximas à do início da campanha de vacinação. A de Gabrielle foi no dia 18 de janeiro, um dia antes do início da imunização, como gerente de projetos da Secretaria Municipal de Saúde. Sua irmã foi nomeada em 19 de janeiro, quando em que ambas tomaram a primeira dose. Após serem vacinadas, as duas publicaram fotos do momento em suas redes sociais. Isso que causou revolta entre profissionais de saúde de Manaus, que passa por um colapso do sistema de saúde.

O Ministério Público abriu investigação para apurar a suspeita de furar a fila da vacinação .

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que "as exonerações se deram a pedido dos próprios profissionais". Desta forma, disse que "os motivos devem ser consultados diretamente" com eles.