Gilmar Mendes defende investigação das agressões de bolsonaristas a jornalistas

“Configuram atentado grave à liberdade de imprensa”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministros Gilmar Mendes, do Supremo Tribuna Federal, defendeu nesta terça-feira (26) que o Judiciário investigue as agressões de bolsonaristas aos jornalistas que cobram a entrada do Palácio da Alvorada, que "configuram atentado grave à liberdade de imprensa".

"É chocante a decisão da @folha e do @RedeGlobo de suspender a cobertura no Palácio da Alvorada diante de riscos à integridade moral e física dos jornalistas", disse Mendes, no Twiiter.

"O MP e o Judiciário devem investigar esses atos que, se existentes, configuram atentado grave à liberdade de imprensa", completou.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1265430965951827969

A decisão de retirar os jornalistas do chamado “cercadinho”, espaço normalmente destinado à imprensa na frente do Alvorada, partiu do Grupo Globo e foi seguida por Folha de S. Paulo, UOL, TV Band e Metrópoles.

As agressões eram frequentes, mas, segundo os grupos de comunicação, aumentaram nos últimos dias. A segurança é insuficiente e não há um controle decente do local reservado aos profissionais. Na última segunda-feira (25), jornalistas foram hostilizados por apoiadores do presidente.