Gleisi Hoffmann: “Unidade não se improvisa nem se impõe”

A presidenta do PT e deputada federal rebate as críticas feitas ao partido por não ter participado dos atos deste domingo e declarou à Fórum que mobilização não se constrói em 48 horas e que é preciso de “ativismo”

Gleisi Hoffmann no Grito dos Excluídos, em São Paulo | Foto: Gabriel Souza
Escrito en POLÍTICA el

Com o fracasso de público dos atos organizados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Pra Rua, que aconteceram neste domingo (12) em algumas cidades brasileiras, articulistas da imprensa tradicional e alguns quadros da centro-esquerda brasileira culparam o PT pelo esvaziamento das manifestações.

De acordo com algumas opiniões que circularam nas redes e na imprensa tradicional, o Partido dos Trabalhadores “mobilizou contra”. Em sua defesa, parlamentares e quadros históricos do PT afirmaram que os atos que aconteceram neste domingo eram para inflar a tal da 3ª via e para atacar o ex-presidente Lula.

Como prova de que a desconfiança petista não estava equivocada, é o fato de que em São Paulo, onde a manifestação aconteceu na Av. Paulista, um grande boneco inflável com o presidente Lula com roupa de presidiário abraçado com o presidente Bolsonaro, este em uma camisa de força, foi erguido.

Foto: Boneco inflável erguido no ato deste domingo em São Paulo

À Fórum, a presidenta do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) afirmou que “um ato leva tempo para se organizar” e “tem de ter chamada unificada desde o início”. Hoffmann se refere ao fato de que na primeira convocação, o slogan dos atos do MBL e do Vem Pra Rua era “Nem Lula Nem Bolsonaro”.

A líder petista também destaca o fato de que uma manifestação “não se mobiliza em 48 horas. É uma construção de pauta e ativismo”.

Por fim, Gleisi Hoffman afirma que todas as manifestações contra o presidente Bolsonaro são válidas.

“Achamos que todos os atos contra Bolsonaro são válidos, mas para ter unidade é preciso a construção conjunta, não a adesão. Unidade não se improvisa nem se impõe”, criticou Hoffman.