Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de junho de 2018, 14h24

Globo é condenada a pagar R$ 1,65 milhão por perder gato-do-mato durante gravação

O valor pago pela emissora será revertido ao Fundo Estadual de Interesses Difusos e será empregado em projetos ambientais

Dezoito anos depois, O Superior Tribunal de Justiça condenou a Globo em última instância a pagar uma multa de R$ 1, 65 milhão por perder um animal em extinção em uma gravação da série A Muralha, em 2000. Dois gatos-do-mato haviam sido emprestados pela ONG Mata Ciliar para as gravações e apenas um foi devolvido. A emissora alegou que fez buscas para encontrar o animal perdido, mas não conseguiu achá-lo.

O Ministério Público entrou com uma ação contra a emissora que recorreu em duas instâncias, no Tribunal de Justiça de São Paulo e no STJ. Nos recursos para evitar o pagamento da multa, a Globo afirmou que o animal voltou para o habitat natural, a Mata Atlântica. O MP rebateu a alegação da Globo ao informar que o animal foi criado em cativeiro e sua reintegração ao meio ambiente deveria ocorrer de maneira gradual. De outra forma, o bicho acabaria morrendo de fome.

O valor pago pela emissora será revertido ao Fundo Estadual de Interesses Difusos e será empregado em projetos ambientais.

A Globo informou que não comenta ações judicia


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum