Gordofobia: Instagram censura paródia de foto de modelo seminua, mas permite a original

Comediante australiana Celeste Barber teve sua publicação restringida pela plataforma, que não fez o mesmo com imagem idêntica da modelo sul-africana Candice Swanepoel

Foto: Instagram
Escrito en NOTÍCIAS el

Uma polêmica sobre gordofobia no Instagram surgiu neste fim de semana, após a plataforma censurar uma foto seminua da comediante australiana Celeste Barber.

Barber publicou a foto na quinta-feira passada (15). Se tratava de uma imagem dela com seu corpo seminu, com uma mão segurando um dos seios. A pose parodiava uma foto também recente da modelo sul-africana Candice Swanepoel. Confira as duas em contraste:

A imagem original de Candice Swanepoel e a paródia de Celeste Barber (Foto: Instagram)

O algoritmo do Instagram colocou uma restrição à foto da comediante por suposto “conteúdo que vai contra as diretrizes da comunidade sobre nudez ou atividade sexual”, o que faz com que os usuários tenham que clicar em um botão para poder acessar a publicação, que tampouco pode ser compartilhada por outros usuários. O problema é que não aplicou o mesmo critério com a fato idêntica da modelo, que ficou sem restrição alguma.

A própria Barber reagiu ao fato, em meio à discussão nas redes sociais a respeito do tema. A atriz pediu à empresa que “modificasse seus padrões de vergonha corporal”.

Celeste Barber é conhecida por fotos nesse estilo, em que reproduz poses de modelos famosas, e as publica nas redes sociais junto com frases engraçadas – nesta publicação, por exemplo, a foto foi acompanhada da seguinte reflexão: “quando você finalmente se senta e vem o seu filho e pede uma bebida”.