Governador do Amazonas vira alvo de operação da PF por gastos na pandemia

São 19 mandados de busca e apreensão e 6 prisões temporárias; o secretário estadual de Saúde está foragido; toda alta cúpula do governo é investigada

Wilson Lima, governador do Amazonas, e Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)
Escrito en BRASIL el

São 19 mandados de busca e apreensão e 6 prisões temporárias; o secretário estadual de Saúde está foragido; toda alta cúpula do governo é investigada

O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) é alvo, na manhã desta quarta-feira (2), de operação da Polícia Federal, de busca e apreensão, que investiga a suspeita de desvio de recursos da Saúde.

A Operação Sangria tem como alvo toda a alta cúpula do governo estadual do Amazonas. São 19 mandados de busca e apreensão e 6 prisões temporárias nas cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além do sequestro de bens e valores que, somados chegam a quantia de R$ 22.837.552,24.

De acordo com a investigação da PF há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria estadual de Saúde realizaram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários sob orientação da cúpula do governo do Amazonas.

Segundo a PF, contratos das áreas de conservação e limpeza, lavanderia hospitalar e diagnóstico por imagem, todos firmados pelo governo amazonense em janeiro de 2021 possuem indícios de fraude.

Há também a construção de um hospital de campanha que, segundo a PF não atende as necessidades básicas para o combate à Covid e ainda coloca os funcionários em risco de contaminação.

O secretário estadual de Saúde está foragido.

Temas