Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de abril de 2013, 19h40

Governo aumentou investimento na TV Globo em 125 milhões de 2000 para 2012

A política atual fortalece os conglomerados midiáticos, não garante a pluralidade informativa e não reflete os hábitos de consumo de comunicação e informação do brasileiro

A política atual do governo federal está fortalecendo os conglomerados midiáticos, não garante a pluralidade informativa e não reflete os hábitos de consumo de comunicação e informação do brasileiro

Por Altercom

A Associação das Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Comunicação, a Altercom, divulga nota questionando a análise do secretário executivo da Secom em texto publicado no site Observatório da Imprensa. O secretário fala em desconcentração e em diminuição das verbas publicitárias para a TV líder de audiência, no caso, a Globo. Mas não é isso o que o estudo feito pela própria Secom revela. Os dados são assustadores e comprovam o quanto o governo brasileiro financia a concentração midiática.

Nota da Altercom: Estudo comprova concentração das verbas nos grandes veículos 

A Secretaria da Comunicação (Secom) da presidência da República, responsável pelo investimento publicitário das verbas do governo federal, autarquias e empresas estatais, publicou texto assinado pelo seu secretário questionando críticas realizadas por pequenas empresas de comunicação e empreendedores individuais, entre eles blogueiros, acerca dos seus critérios.

A Altercom como entidade tem defendido os interesses da sua base e proposto entre outros pontos que se estabeleça como política a destinação de 30% das verbas publicitárias às pequenas empresas de comunicação. Prática adotada em outros setores da economia, como na compra de alimentos para a merenda escolar. E também em outros países onde a pluralidade informativa é obrigação do Estado, inclusive do ponto de vista do financiamento.

Em nome da qualidade do debate democrático, a Altercom utilizará os números do estudo divulgado pela Secom para defender sua tese de que a política atual do governo federal está fortalecendo os conglomerados midiáticos, não garante a pluralidade informativa e, mais do que isso, não reflete os hábitos de consumo de comunicação e informação do brasileiro. Tem como única referência os parâmetros das grandes agências de publicidade e seu sistema de remuneração onde o principal elemento é a Bonificação por Volume (BV).

A partir disso, seguem algumas observações que têm por base os números do estudo publicado e assinado pelo secretário executivo da Secom.

Continue lendo aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum