Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de setembro de 2019, 16h47

Governo Bolsonaro deve apoiar projeto de Serra que pode acabar com Petrobras

Nova medida denunciada pelo Brasil 247 contribui para o fim da estatal e pode prejudicar a empresa que já foi destaque de renda no país

O governo Bolsonaro decidiu apoiar projeto do senador José Serra (PSDB), o qual altera a leia do pré-sal e acaba com a preferência da Petrobras na seleção dos blocos, segundo o Brasil 247. Sem o direito da preferência, a estatal terá uma competição complicada com os grandes grupos petrolíferos.

A medida deve ser aprovada ainda neste ano e isso irá contribuir para o fim da empresa, a qual recebeu diversos atentados durante o governo Temer, o qual reduziu investimentos na Petrobras e deixou 33 mil desempregados em Campos, e que segue na mira do governo de Jair Bolsonaro. Com o projeto aprovado, o regime de partilha será alterado e os blocos serão leiloados no modelo de concessão.

As áreas do pré-sal são, atualmente, comercializadas no regime de partilha, o qual foi criado em 2010 para aumentar a possibilidade de ganho na exploração das reservas de petróleo. No modelo apresentado pela proposta de Serra, a empresa se torna dona do petróleo (no caso, a União), mas assume o risco da atividade. O vencedor do leilão se torna quem oferecer o maior lance pelo produto – e a Petrobras perderia a preferência de 30% por blocos a cada leilão da área da União.

*Com informações do Brasil 247


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum