Governo do Ceará propõe cota de 20% para negros em concursos públicos

PL encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará enfrenta resistência da ala bolsonarista, mas, governador Camilo Santana acredita na sua aprovação

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que, se aprovado, vai instituir cota 20% para pessoas negras nos concursos públicos do estado cearense.

De acordo com informações do Pensar Piauí, o PL prevê que as vagas nos concursos públicos sejam protegidas em qualquer órgão do governo do Estado, sejam entidades públicas, empresas públicas ou sociedade de economia mista.

Apesar de histórica, o PL está enfrentando resistência da ala bolsonarista, que pediu vistas do projeto.

Todavia, o governador Camilo Santana tem certeza de que o PL será aprovado e sem alteração.

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).