Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de agosto de 2016, 15h23

Governo Temer impõe censura de 18 anos para filme “Aquarius”

O filme ganhou muita repercussão e expectativa depois de ter sido elogiado no Festival de Cannes e após o elenco ter protestado contra o golpe em curso no Brasil em pleno tapete vermelho de um dos festivais mais importantes do cinema mundial. Distribuidora entrou com recurso na Justiça pedindo para que a classificação etária do filme fosse revista

Por Redação

O ministério da Justiça classificou como “não recomendado para menores de 18 anos” o filme “Aquarius”, estrelado pela atriz Sônia Braga e que chega aos cinemas no dia 1º de setembro. A justificativa usada é de que o filme “tem uma situação sexual complexa”.

“Aquarius” ganhou muita repercussão e expectativa depois de ter sido elogiado no Festival de Cannes e pelo fato de seu elenco ter protestado contra o golpe em pleno tapete vermelho de um dos festivais mais importantes do cinema mundial. A imagem correu o mundo e o elenco virou um símbolo de resistência contra os cortes da área de cultura do governo interino e contra a saída da presidenta eleita Dilma Rousseff.

A  Vitrine Filmes, distribuidora do longa-metragem de Klebér Mendonça Filho (O Som ao Redor, Recife Frio), entrou com um recurso na Justiça pedindo que a classificação etária do do filme fosse revista para 16 anos, mas o pedido foi negado.

Segundo os produtores, o filme não contém cenas de violência e que são apenas três breves momentos de sensualidade.

“Estamos surpresos com a censura “18 anos” dada a Aquarius – Filme pelo Ministério da Justiça. Entramos com um recurso para que isso fosse revisto, levando em conta que outros filmes com conteúdos semelhantes receberam uma classificação indicativa mais branda. O recurso foi negado. Respeitamos a decisão do Ministério, mas discordamos dela. De qualquer forma, temos imenso orgulho em distribuir um filme da importância e qualidade de Aquarius e estamos ansiosos pelo seu lançamento no dia 1 de setembro”, escreveu a produtora em um post do Facebook.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum