Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de janeiro de 2020, 10h47

Governo Trump ameaça a China: “Se comprarem petróleo iraniano sofrerão sanções”

“Todos os países (que colaborem com o Irã) estão sujeitos a sanções e vamos conversar com a China para que eles entendam que não será diferente (com ela)”, declarou o secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin

Donald Trump, dos EUA, e Xi Jinping, da China (Foto: npr.org)

Os Estados Unidos estão usando as retaliações ao ataque que assassinou o general Qassem Soleimani para pressionar a China para que deixe de comprar petróleo do Irã, fortalecendo o estrangulamento econômico contra a República Islâmica.

Segundo informações da Secretaria do Tesouro estadunidense, a venda de petróleo do Irã estaria seriamente comprometida e poderia estar ainda mais se a China colaborasse: “conseguimos bloquear mais de 95 % da renda iraniana com o petróleo, e a quantidade muito pequena que lhes resta é o que vendem para a China”, declarou o secretário Steve Mnuchin, em entrevista para a Fox News.

Em outro momento da conversa, Mnuchin falou que o governo estadunidense pretende pressionar a China a colaborar com sua estratégia contra a economia iraniana. “Todos os países (que colaborem com o Irã) estão sujeitos a sanções e vamos conversar com a China para que eles entendam que não será diferente (com ela)”.

O secretário também citou como exemplo o caso de algumas empresas navais chinesas que já foram sancionadas por transportar petróleo iraniano, e que empresas europeias que compraram o produto estariam sujeitas a sanções secundárias.

“Continuaremos agindo para sancionar a China ou qualquer outro país ou empresa do mundo que insista em fazer negócios com eles (o Irã)”, concluiu Mnuchin.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum