Governo do RJ esconde favelas de Comitê Olímpico

Escrito en NOTÍCIAS el

Na última semana de maio uma equipe do COI esteve presente na cidade do Rio de Janeiro para avaliar se a cidade está preparada para receber a Olimpíada de 2016. A cidade é candidata desde xx e o comitê organizador da candidatura carioca tem realizado campanha pela cidade.

No dia 29 de abril, um filme de 5 minutos realizado pelo comitê foi apresentado ao COI mostrando imagens da cidade maravilhosa, suas praias, belezas naturais, infra-estrutura central, mas esqueceu-se de mostrar imagens das favelas, visíveis para qualquer visitante no Rio de Janeiro.

O vídeo foi apresentado para 13 especialistas do COI, junto ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, ao governador, Sérgio Cabral, e ao ministro dos esportes. A intenção era mostrar aos integrantes do COI como estaria a cidade no ano da competição.

O diretor de marketing do comitê brasileiro, Leonardo Gryner, disse que a omissão não teria sido deliberada. O filem mostrava a cidade dividida em quatro áreas: Copacabana (zona sul), Barra da Tijuca (zona oeste), Deodoro (zona oeste) e Maracanã (zona norte), sem que nenhuma houvessem favelas aparecendo. Tanto as perspectivas mais fechadas quanto algumas paisagens mais panorâmicas também não incluíam as favelas cariocas.

Em entrevista, o diretor de esportes do comitê e ex-atleta Agberto Guimarães afirmou que objetivo era ressaltar a natureza privilegiada da cidade para chamar a atenção dos avaliadores do comitê olímpico.

Especialistas afirmam que o Rio de Janeiro tem chances de sediar as olimpíadas por já ter sediado os Jogos Pan-Americanos de 2007.

Com informações da Folha de São Paulo e agências.