Governo libera verba para atender reivindicações de índios no Maranhão

Escrito en NOTÍCIAS el

O Governo do Maranhão decidiu atender às reivindicações dos índios que mantêm três reféns há cinco dias no interior do estado. Para libertar os servidores, os índios da tribo gavião exigem a construção imediata de uma escola.

Eles dizem que a escola que já existe na aldeia é pequena para comportar os 70 alunos do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ensino Médio teriam perdido o ano letivo por falta de transporte escolar até a cidade mais próxima.

A tribo espera a chegada de uma nova comissão do governo estadual para negociar a soltura dos funcionários. Há cinco dias eles estão impedidos de deixar a reserva indígena. O grupo visitava a Aldeia Riachinho, em Amarante do Maranhão (MA), quando foi surpreendido pelos índios.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o impasse só não foi resolvido ainda porque o governo do estado aguardava a liberação de recursos do Ministério da Educação. A verba de R$ 230 mil para construir a escola do jeito que querem os índios foi liberada, nesta quinta-feira, 23, o que deve pôr fim ao drama dos reféns.

(Com informações de agências)