Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Governo libera verba para atender reivindicações de índios no Maranhão

O Governo do Maranhão decidiu atender às reivindicações dos índios que mantêm três reféns há cinco dias no interior do estado. Para libertar os servidores, os índios da tribo gavião exigem a construção imediata de uma escola.

Eles dizem que a escola que já existe na aldeia é pequena para comportar os 70 alunos do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ensino Médio teriam perdido o ano letivo por falta de transporte escolar até a cidade mais próxima.

A tribo espera a chegada de uma nova comissão do governo estadual para negociar a soltura dos funcionários. Há cinco dias eles estão impedidos de deixar a reserva indígena. O grupo visitava a Aldeia Riachinho, em Amarante do Maranhão (MA), quando foi surpreendido pelos índios.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o impasse só não foi resolvido ainda porque o governo do estado aguardava a liberação de recursos do Ministério da Educação. A verba de R$ 230 mil para construir a escola do jeito que querem os índios foi liberada, nesta quinta-feira, 23, o que deve pôr fim ao drama dos reféns.

(Com informações de agências)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags